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E lá vem alguém falar do tal planejamento...

Tenho a sensação de que não sou o primeiro a perguntar como está o seu Planejamento de Marketing, certo? Prometo que não insistirei em dizer que já passou da hora de se planejar, ou questionar quais são as metas para o próximo ano e como está o projeto de crescimento.


Um homem com a mão atrás da cabeça com uma cara de desconfortável ilustrando o título do artigo.



A ideia aqui é provocar uma rápida reflexão para que você comece a pensar em ações planejadas. Isso mesmo, não adianta apenas idealizar um planejamento anual se cada ação não for executada corretamente.



O que temos visto é que muitas empresas têm se perdido em seus mercados de atuação, abandonando seu DNA, devido à enorme quantidade de tentativas e erros na busca pelo consumidor ideal. Hoje, tenho certeza de que a grande maioria das ações não são planejadas. Isso ocorre porque a maior parte das estratégias traçadas pela equipe são de curto prazo, com a busca por resultados expressivos.



Por isso, sempre faço o convite aos nossos novos clientes para que, juntos, revisitemos a missão da empresa. Afinal, foi nela que alguém se baseou para a construção da instituição e é com base nesse DNA que a empresa terá um ponto de partida para a construção do planejamento de curto, médio e longo prazo.



O processo de criar um Planejamento efetivo deve respeitar a cultura da instituição, associando às áreas e equipes objetivos e metas alcançáveis, estabelecendo caminhos claros e estratégias bem fundamentadas. O planejamento de marketing não deve ser visto apenas como um guia para alcançar números, mas também como uma forma de fortalecer a identidade da empresa e alinhá-la a seus objetivos e valores. Por fim, encorajo você a abraçar essa reflexão e ver o planejamento de marketing não como uma obrigação, mas como uma oportunidade de crescimento sustentável e uma forma de expressar a essência da sua empresa. Seja corajoso, seja estratégico e, acima de tudo, seja autêntico à sua marca.



Igor Archipovas é especialista em marketing e comunicação, com diversos projetos de sucesso, atua na criação de estratégias e ações planejadas para os mercados e segmentos de seus clientes. É head de marketing da Estratégia S/A, agência que tem em seu DNA o foco no resultado de seus clientes.




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