Quando decidi escrever este artigo, senti que era o momento de compartilhar as experiências que temos na Estratégia S/A com nossos clientes. Hoje, temos algumas questões que precisam ser percebidas e entendidas como responsabilidade das instituições e de suas equipes. Refiro-me ao tema "Sustentabilidade", tema que se torna cada vez mais uma exigência do mercado e da legislação brasileira.
Algumas empresas continuam tentando promover o greenwashing, mas está claro que essa estratégia não funciona mais. O avanço dos mecanismos de busca online e o surgimento de consumidores mais conscientes tornam mais fácil distinguir o que é genuíno do que é falso. Ao longo do tempo, muitas empresas que adotaram essa abordagem perderam clientes e mercado, prejudicando a reputação de suas marcas.
No final da década de 1990, participei de uma ação que estava muito à frente de seu tempo. Foi criada para uma empresa de embalagens de vidro do Nordeste e consistia em disponibilizar coletores nas principais capitais da região. Nosso objetivo era educar a população dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte a descartar corretamente as milhares de embalagens de vidro que eram colocadas no mercado, de forma que elas retornassem à fábrica para serem recicladas e transformadas em novas embalagens. Essa iniciativa estava totalmente alinhada à cultura da empresa em relação à responsabilidade pelas embalagens produzidas. Naquela época, era inimaginável pensar que um dia o conceito de "logística reversa" seria criado.
Hoje, tenho certeza de que essa empresa é uma das instituições mais preparadas no Brasil para lidar com a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
No último período, promotores do Ministério Público de diversos estados, juntamente com autarquias ligadas ao meio ambiente, têm exigido e cobrado cada vez mais das empresas e entidades setoriais o cumprimento do que determina a PNRS e suas responsabilidades.
Nesse sentido, tenho orientado nossos clientes a unir a cadeia produtiva em torno desse tema, por meio de suas entidades representativas, comprometendo-se a fortalecer o assunto e comunicá-lo aos mercados conforme o posicionamento adotado por esse grupo.
Acredito que no segmento em que você atua existam muitos projetos e iniciativas interessantes. No entanto, é necessário unificá-los e comunicá-los sinergicamente por meio de um grupo de instituições.
Faço aqui um convite para que você debata esse tema e participe ativamente da associação que representa o seu setor. Acredite que, se toda a cadeia estiver unida e focada no tema da sustentabilidade, os caminhos para o cumprimento das exigências da PNRS serão mais fáceis e rápidos de serem alcançados.
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